Conheça os exames complementares que você pode realizar na Grion Oftalmologia.
Conheça os exames complementares que você pode realizar na Grion Oftalmologia.
• Biomicroscopia
A biomicroscopia tem a função de avaliar as estruturas do segmento anterior do olho (pálpebras, cílios, córnea, conjuntiva, íris, cristalino). É realizada pelo oftalmologista durante a consulta oftalmológica com ajuda de um aparelho conhecido como lâmpada de fenda. A biomicroscopia de fundo avalia as estruturas do fundo do olho (nervo óptico, mácula, vasos, vítreo).
• Biomicroscopia de fundo
A biomicroscopia de fundo é realizada pelo oftalmologista com ajuda de um aparelho conhecido como lâmpada de fenda associado à uma lente específica que possibilita avaliar as estruturas do fundo do olho (nervo óptico, mácula, vasos, vítreo).
• Biometria ultrassônica
Esse exame é realizado através de uma sonda ultrassônica em contato com a córnea para a medida do comprimento axial do olho. Essa medida é importante para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata.
• Estereofoto de papila
Neste exame fazemos uma foto colorida do nervo óptico em estereopsia. Sua principal função é permitir a comparação e se há evolução de alterações no disco óptico.
• Campimetria computadorizada
A Campimetria Computadorizada tem a função de detectar e quantificar anormalidades no campo visual causadas principalmente por alterações retinianas, neurológicas e glaucoma.
Este exame é indicado nos casos de diagnóstico e acompanhamento de pacientes com neuropatias, glaucoma, alterações retinianas entre outros.
• Gonioscopia
Neste exame o médico oftalmologista avalia o ângulo entre a córnea e a íris, por onde é feito o escoamento do humor aquoso. Este exame ajuda a entender algumas alterações de pressão intra-ocular, classificar os tipos de glaucoma, avaliar lesões em traumas oculares entre outras alterações.
• Mapeamento de retina
O mapeamento de retina tem a função de mapear o fundo de olho (retina, nervo optico, vasos sanguíneos, vítreo). Ele está indicado nas avaliações de doenças oculares, neurológicas e sistêmicas.
• Microscopia especular de córnea
Este exame tem a função de avaliar as células do endotélio corneano, permitindo a análise quantitativa e qualitativa. Estas células são responsáveis por manter a córnea transparente.
• Mini-curva
Exame é indicado para ajudar no diagnóstico e monitoramento de pacientes com glaucoma. Através de um conjunto de medições da pressão intraocular realizadas ao longo do dia.
A pressão intraocular é aferida de duas em duas horas (8 / 10 / 12 / 14 / 16hs).
• PAM (Acuidade visual à laser)
O PAM tem a função de avaliar o potencial da visão do paciente eliminando artefatos de irregularidades ou opacidades de meios. O potencial de visão é medido projetando-se uma tabela de letras diretamente no fundo de olho.
Este exame é indicado para pacientes com baixa acuidade visual e pacientes que realizarão cirurgia de catarata ou transplante de córnea.
• Paquimetria ultrassônica
É um exame indicado para medir a espessura da córnea através de uma sonda de ultrassom.
Utilizada em casos de glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, edema de córnea e outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura corneana.
• Retinografia
A Retinografia tem a função de registrar, por meio de fotografias em alta resolução, o fundo do olho (retina, nervo óptico, mácula, vasos).
As principais indicações da Retinografia são para acompanhamento das doenças vítreorretinianas, glaucoma e doenças do nervo óptico.
• Teste provocativo para glaucoma / Teste de sobrecarga hídrica (TSH)
Exame verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do líquido intraocular. Quando a drenagem está dificultada, eleva a pressão intra-ocular. É indicado para diagnóstico e acompanhamento de casos de aumento de pressão intraocular e glaucoma.
• Topografia de córnea
Tem a função de realizar um mapa topográfico da córnea e está indicada para o acompanhamento ou diagnóstico de doenças corneanas, como o ceratocone; degenerações, distrofias de córnea e erros refrativos (astigmatismo e miopia) e para adaptação de lentes de contato.
• Tonometria de aplanação
A função é medir a pressão intraocular. Este exame é indicado para todos os pacientes principalmente aqueles com suspeita de glaucoma ou pressão intraocular aumentada
• Teste de Schirmer
O Teste de Schirmer é utilizado para verificar se os olhos produzem lágrimas o suficiente para permanecerem lubrificados, e é indicado para pacientes com suspeita ou acompanhamento de olho seco.
• Motilidade ocular
Serve para avaliar se existe alguma alteração no movimento dos olhos, verificamos o alinhamento ou desvio dos olhos e se há alterações nos músculos responsáveis pelos momentos dos olhos.
• Teste de Ishihara – Teste de cores
O teste de cores de Ishihara é um teste para detecção do daltonismo.
• Teste de estereopsia
O Teste de Estereopsia é fundamental tanto para o diagnóstico quanto acompanhamento do tratamento de problemas na visão binocular. É indicado principalmente para pacientes com estrabismo e ambliopia. Além disso, ele é capaz de auxiliar no desenvolvimento da visão binocular de crianças com estrabismo.