Welcome to Wellspring

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Working Hours
Monday - Friday 09:00AM - 17:00PM
Saturday - Sunday CLOSED
From Our Gallery

Seg a Sex das 9h00 às 18h00 | Sáb das 9h00 ao meio-dia

(12) 3028-5375 | (12) 99715-5375

Rua Armando D’Oliveira Cobra, 50 - Sala 505 - São José dos Campos/SP

Exames Complementares

Conheça os exames complementares que você pode realizar na Grion Oftalmologia.

Biomicroscopia

• Biomicroscopia

A biomicroscopia tem a função de avaliar as estruturas do segmento anterior do olho (pálpebras, cílios, córnea, conjuntiva, íris, cristalino). É realizada pelo oftalmologista durante a consulta oftalmológica com ajuda de um aparelho conhecido como lâmpada de fenda. A biomicroscopia de fundo avalia as estruturas do fundo do olho (nervo óptico, mácula, vasos, vítreo).

• INFORMAÇÕES: Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
  • ORIENTAÇÕES: Este exame faz parte da consulta oftalmológica.
Biomicroscopia de fundo

•  Biomicroscopia de fundo

A biomicroscopia de fundo é realizada pelo oftalmologista com ajuda de um aparelho conhecido como lâmpada de fenda associado à uma lente específica que possibilita avaliar as estruturas do fundo do olho (nervo óptico, mácula, vasos, vítreo).

• INFORMAÇÕES: este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
  • ORIENTAÇÕES: pode ser necessário a dilatação da pupila e por esse motivo é necessário que esteja acompanhado, que não esteja dirigindo e recomendamos que traga óculos escuros para minimizar o incomodo causado pela claridade quando a pupila está dilatada.
Biometria ultrassônica

• Biometria ultrassônica

Esse exame é realizado através de uma sonda ultrassônica em contato com a córnea para a medida do comprimento axial do olho. Essa medida é importante para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata.

• INFORMAÇÕES: este exame é indolor, não invasivo, é de contato.
  • ORIENTAÇÕES: Suspender o uso de lentes de contato por 5 dias antes da realização do exame.
Estereofoto de papila

• Estereofoto de papila

Neste exame fazemos uma foto colorida do nervo óptico em estereopsia. Sua principal função é permitir a comparação e se há evolução de alterações no disco óptico.

•  INFORMAÇÕES: este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
Campimetria computadorizada

• Campimetria computadorizada

A Campimetria Computadorizada tem a função de detectar e quantificar anormalidades no campo visual causadas principalmente por alterações retinianas, neurológicas e glaucoma.

Este exame é indicado nos casos de diagnóstico e acompanhamento de pacientes com neuropatias, glaucoma, alterações retinianas entre outros.

• INFORMAÇÕES: este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
  • ORIENTAÇÕES: se o paciente fizer uso de óculos ou lentes de contato, deverá levá-los no dia do exame (ou a receita)
Gonioscopia

• Gonioscopia

Neste exame o médico oftalmologista avalia o ângulo entre a córnea e a íris, por onde é feito o escoamento do humor aquoso. Este exame ajuda a entender algumas alterações de pressão intra-ocular, classificar os tipos de glaucoma, avaliar lesões em traumas oculares entre outras alterações.

Mapeamento de retina

• Mapeamento de retina

O mapeamento de retina tem a função de mapear o fundo de olho (retina, nervo optico, vasos sanguíneos, vítreo). Ele está indicado nas avaliações de doenças oculares, neurológicas e sistêmicas.

• INFORMAÇÕES: Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
  • ORIENTAÇÕES: É necessário a dilatação da pupila e por esse motivo é necessário que esteja acompanhado, que não esteja dirigindo e recomendamos que traga óculos escuros para minimizar o incomodo causado pela claridade quando a pupila está dilatada.
Microscopia especular de córnea

• Microscopia especular de córnea

Este exame tem a função de avaliar as células do endotélio corneano, permitindo a análise quantitativa e qualitativa. Estas células são responsáveis por manter a córnea transparente.

Mini-curva

• Mini-curva

Exame é indicado para ajudar no diagnóstico e monitoramento de pacientes com glaucoma. Através de um conjunto de medições da pressão intraocular realizadas ao longo do dia.

A pressão intraocular é aferida de duas em duas horas (8 / 10 / 12 / 14 / 16hs).

• INFORMAÇÕES: este exame é indolor, não invasivo, é de contato.
PAM (Acuidade visual à laser)

• PAM (Acuidade visual à laser)

O PAM tem a função de avaliar o potencial da visão do paciente eliminando artefatos de irregularidades ou opacidades de meios. O potencial de visão é medido projetando-se uma tabela de letras diretamente no fundo de olho.

Este exame é indicado para pacientes com baixa acuidade visual e pacientes que realizarão cirurgia de catarata ou transplante de córnea.

Paquimetria ultrassônica

• Paquimetria ultrassônica

É um exame indicado para medir a espessura da córnea através de uma sonda de ultrassom.

Utilizada em casos de glaucoma, ceratocone, cirurgia refrativa, edema de córnea e outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura corneana.

• INFORMAÇÕES: este exame é indolor, não invasivo é de  contato.
Retinografia

• Retinografia

A Retinografia tem a função de registrar, por meio de fotografias em alta resolução, o fundo do olho (retina, nervo óptico, mácula, vasos).

As principais indicações da Retinografia são para acompanhamento das doenças vítreorretinianas, glaucoma e doenças do nervo óptico.

• INFORMAÇÕES: este exame é indolor, não invasivo e de não contato.
Teste provocativo para glaucoma / Teste de sobrecarga hídrica (TSH)

• Teste provocativo para glaucoma / Teste de sobrecarga hídrica (TSH)

Exame verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do líquido intraocular. Quando a drenagem está dificultada, eleva a pressão intra-ocular. É indicado para diagnóstico e acompanhamento de casos de aumento de pressão intraocular e glaucoma.

• INFORMAÇÕES: este exame é indolor, não invasivo é de contato.
  • ORIENTAÇÕES: o paciente precisa estar em jejum de líquido por 2 horas para fazer a 1ª medida. Ingere 5 copos de água (equivalente a 1 litro) e após ingestão de liquido são realizadas mais 3 medidas a cada 15 minutos.
Topografia de córnea

• Topografia de córnea

Tem a função de realizar um mapa topográfico da córnea e está indicada para o acompanhamento ou diagnóstico de doenças corneanas, como o ceratocone; degenerações, distrofias de córnea e erros refrativos (astigmatismo e miopia) e para adaptação de lentes de contato.

Tonometria de aplanação

• Tonometria de aplanação

A função é medir a pressão intraocular. Este exame é indicado para todos os pacientes principalmente aqueles com suspeita de glaucoma ou pressão intraocular aumentada

Teste de Schirmer

• Teste de Schirmer

O Teste de Schirmer é utilizado para verificar se os olhos produzem lágrimas o suficiente para permanecerem lubrificados, e é indicado para pacientes com suspeita ou acompanhamento de olho seco.

• INFORMAÇÕES: o paciente não pode usar nenhum tipo de colírio antes do exame.
Motilidade ocular

• Motilidade ocular

Serve para avaliar se existe alguma alteração no movimento dos olhos, verificamos o alinhamento ou desvio dos olhos e se há alterações nos músculos responsáveis pelos momentos dos olhos.

Teste de Ishihara – Teste de cores

• Teste de Ishihara – Teste de cores

O teste de cores de Ishihara é um teste para detecção do daltonismo.

Teste de estereopsia

• Teste de estereopsia

O Teste de Estereopsia é fundamental tanto para o diagnóstico quanto acompanhamento do tratamento de problemas na visão binocular. É indicado principalmente para pacientes com estrabismo e ambliopia. Além disso, ele é capaz de auxiliar no desenvolvimento da visão binocular de crianças com estrabismo.