• Catarata
Todos nós nascemos com uma lente natural dentro dos olhos, ela se chama cristalino. A catarata acontece quando essa lente começa a perder a transparência. A maioria das pessoas desenvolvem catarata por causa da idade (geralmente a partir dos 50 anos) e a visão vai ficando turva, embaçada.
Existem outros tipos de catarata:
– As que se desenvolvem na formação dos olhos antes mesmo do bebê nascer, essas são as chamadas cataratas congênitas.
– Outras se desenvolvem por doenças sistêmicas (por exemplo diabetes), ou por traumas, ou por inflamações oculares e até mesmo por uso de algumas medicações.
O único tratamento comprovadamente eficaz para eliminar a catarata é o tratamento cirúrgico; entretanto o médico especialista irá determinar se há ou não necessidade de cirurgia para cada caso. Graças ao avanço da medicina e da tecnologia, a cirurgia da catarata é uma das mais seguras que existem. Para a cirurgia é realizada uma incisão quem tem em média 2 milímetros e por esse espaço utiliza-se um instrumento parecido com uma caneta que vai dissolver e aspirar a catarata, e depois no lugar daquela catarata que estava opaca/embaçada será implantada uma lente intra-ocular.
Atualmente temos muitas opções de lentes intra-oculares que nos permitem personalizar a cirurgia de acordo com a necessidade e as expectativas de cada paciente. Serão necessários exames complementares específicos e mais importante de tudo, uma conversa entre médico e paciente para escolher a melhor opção para cada paciente num tratamento individualizado de acordo com a expectativa de cada um.