logo

Welcome to Wellspring

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Working Hours
Monday - Friday 09:00AM - 17:00PM
Saturday - Sunday CLOSED
From Our Gallery

Seg a Sex das 9h00 às 18h00 | Sáb das 9h00 ao meio-dia

(12) 3028-5375 | (12) 99715-5375

Rua Armando D’Oliveira Cobra, 50 - Sala 505 - São José dos Campos/SP

Top

Áreas de atuação

• Oftalmologia geral e diagnósticos

A maioria das pessoas só procura um médico oftalmologista quando percebe alguma piora na acuidade visual (dificuldade para enxergar); mas essa é apenas uma parte da avaliação realizada durante uma consulta!

Em uma consulta de rotina podemos detectar desde problemas comuns (como miopia, hipermetropia, astigmatismo) e doenças oculares silenciosas (e que se não tratadas podem levar a cegueira, como o glaucoma por exemplo) até mesmo doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão, doenças autoimunes, doenças do fígado e até deficiência vitamínica!

Será que é por isso que dizem que “os olhos são o espelho da alma?”

•  Catarata

Todos nós nascemos com uma lente natural dentro dos olhos, ela se chama cristalino. A catarata acontece quando essa lente começa a perder a transparência. A maioria das pessoas desenvolvem catarata por causa da idade (geralmente a partir dos 50 anos) e a visão vai ficando turva, embaçada.

Existem outros tipos de catarata:
– As que se desenvolvem na formação dos olhos antes mesmo do bebê nascer, essas são as chamadas cataratas congênitas.
– Outras se desenvolvem por doenças sistêmicas (por exemplo diabetes), ou por traumas, ou por inflamações oculares e até mesmo por uso de algumas medicações.

O único tratamento comprovadamente eficaz para eliminar a catarata é o tratamento cirúrgico; entretanto o médico especialista irá determinar se há ou não necessidade de cirurgia para cada caso. Graças ao avanço da medicina e da tecnologia, a cirurgia da catarata é uma das mais seguras que existem. Para a cirurgia é realizada uma incisão quem tem em média 2 milímetros e por esse espaço utiliza-se um instrumento parecido com uma caneta que vai dissolver e aspirar a catarata, e depois no lugar daquela catarata que estava opaca/embaçada será implantada uma lente intra-ocular.

Atualmente temos muitas opções de lentes intra-oculares que nos permitem personalizar a cirurgia de acordo com a necessidade e as expectativas de cada paciente. Serão necessários exames complementares específicos e mais importante de tudo, uma conversa entre médico e paciente para escolher a melhor opção para cada paciente num tratamento individualizado de acordo com a expectativa de cada um.

• Cirurgia refrativa

Os erros refracionais (miopia, astigmatismo, hipermetropia) atingem a maioria das pessoas!

A cirurgia refrativa é um procedimento cirúrgico à laser que corrige os erros refracionais e permitem independência dos óculos. Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico oftalmologista para saber se o paciente é um candidato a receber esse tipo de tratamento.

• Lente de contato

As lentes de contato estão cada vez mais seguras, confortáveis e mais fáceis de cuidar. Atualmente contamos com diversas opções para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (além é claro de lentes que corrigem alterações de córnea como o ceratocone por exemplo). O oftalmologista é o profissional preparado e indicado para adaptar lentes de contato. Avaliamos com critério e segurança qual a melhor opção para cada caso.

Dicas

  • Não use soro fisiológico nem água para manutenção das lentes de contato. Esses produtos não limpam nem desinfetam as lentes e ainda podem causar contaminação;
  • Não coloque sua lente em contato com a boca nem saliva (isso pode contaminar sua lente e causar sérias infecções);
  • Só utilize os produtos indicados pelo seu oftalmologista para seu tipo de lente de contato. Estes produtos de limpeza e manutenção eliminam as bactérias e proteínas das lentes. O produto usado nas lentes deve ser trocado todos os dias;
  • Não reaproveite a solução de manutenção da lente;
  • Mantenha o estojo limpo e troque a cada 3 meses;
  • Sempre lave e seque bem as mãos antes de manipular as lentes;
  • Não use as lentes mais horas que o recomendado;
  • Sempre descarte as lentes no prazo correto;
  • Se sentir dor, irritação, olhos vermelhos ou outros sintomas com uso das lentes procure seu oftalmologista;
  • Sempre tenha óculos! Eles são fundamentais nos momentos sem a lente e para situações inesperadas;
  • Receita de óculos não servem para lente de contato. As características da lente são obtidas com teste específico e individual;
  • Evite usar lentes de contato no mar, piscina e saunas;
  • Evite usar lentes de contato em viagens de avião devido ao ressecamento provocado pela baixa umidade do ar;
  • Tenha sempre em mãos um lubrificante adequado para lentes;
  • Lentes de contato são uma ótima opção para prática de atividades físicas! Permitem mais liberdade de movimentos e maior campo de visão;
  • Lentes de contato coloridas devem ter os mesmos cuidados citados acima.

• Glaucoma

Existem vários tipos de glaucoma e em todos os casos ocorrem danos no nervo óptico e perda do campo visual.

Entre os tipos de glaucoma, o mais comum é o glaucoma crônico de ângulo aberto. Esse tipo de glaucoma geralmente é silencioso e de progressão lenta, por isso o paciente não percebe ou quando percebe já houve alterações visuais muito importantes.

Existe também o glaucoma agudo de ângulo fechado que é menos comum. Esse sim geralmente dá sintomas importantes, de forma inesperada e diminuem a visão de forma muito mais rápida que o de ângulo aberto. Os sintomas principais são: dor no olho afetado, baixa da visão, olho vermelho, pode dar náuseas e vômitos.

Toda perda de visão que acontece por glaucoma (de ângulo aberto ou fechado) é irreversível (ou seja, não conseguimos recuperar nem com tratamento clínico e nem com cirurgias). O ideal é realizar consultas de rotina onde o médico oftalmologista pode detectar a doença precocemente, e nestes casos o tratamento pode evitar a perda da visão; e nos casos avançados o tratamento ajuda a estabilizar e evitar ainda mais perda da visão.

WhatsApp chat